Antes de desenhar uma estratégia e alinhar com o Pedro(Proprietário da Hamburgueria), temos que entender como funciona o delivery. Os Pedidos são realizados por alguma plataforma de pedidos online? Apenas via telefone? Pelo WhatsApp?
Vamos considerar o seguinte cenário para desenhar uma estratégia de anúncio.
1) Os clientes fazem os pedidos por ligação ou por mensagem via WhatsApp;
2) As entregas são realizadas até 5km ao redor da hamburgueria;
3) A hamburgueria tem Facebook/Instagram e seus seguidores são engajados com o perfil;
4) A hamburgueria não tem espaço gourmet para refeição no local;
5) O número de telefone da hamburgueria é cadastrado no WhatsApp Business;
6) O Pedro(Proprietário da Hamburgueria) nunca anunciou no Facebook/Instagram e vai começar a anunciar, a sua meta é conseguir novos clientes e aumentar a quantidade de vendas na sua empresa e para isso foi disponibilizado uma verba de R$ 300,00 para anunciar no período de 15 dias.
CRIAÇÃO DOS PÚBLICOS
Inicialmente vamos trabalhar apenas com três públicos, e sem segmentação ou interesses, vamos deixar o público aberto com idades a partir de 18 anos.
Crie os seguintes públicos:
Envolvimento FB 7D/14D/30D/60D/90D/365D;
Envolvimento IG 7D/14D/30D/60D/90D/365D;
Público com 1km ao redor da hamburgueria.
Vamos configurar todas as campanhas com orçamento total(Vitalício), com essa opção ativada conseguimos definir em qual dia e horário nossas campanhas serão exibidas.
PRIMEIRA CAMPANHA
Essa campanha vai rodar para avisar as pessoas que a hamburgueria já está funcionando e que já estão recebendo pedidos.
Campanha -> Objetivo Alcance
Conjunto de Anúncios -> Vamos usos os 3 públicos para essa campanha, pois a nossa meta é conseguir novos clientes e aumentar nossas vendas;
Anúncios -> Os criativos devem ser sempre estilo FoodPorn, aquele criativo que só de ver o lanche já da uma tremenda fome e com o informativo que o estabelecimento já está funcionando.
SEGUNDA CAMPANHA
Essa campanha vai rodar com o objetivo de mensagens para o WhatsApp Business, o intuito da campanha é prospectar novos clientes e facilitar a comunicação do cliente com a hamburgueria para fazer o seu pedido.
Campanha -> Objetivo Mensagens
Conjunto de Anúncios -> Vamos usos os 3 públicos para essa campanha, pois a nossa meta é conseguir novos clientes e aumentar nossas vendas;
Anúncios -> Os criativos devem ser sempre estilo FoodPorn e com uma CTA(Call to action) para a pessoa fazer o pedido.
As duas campanhas vão rodar somente no período de funcionamento do Delivery.
BÔNUS
Podemos usar mais de um criativo nas campanhas, podemos pegar os lanches que mais vendem no delivery, e usa-los no criativo, a nossa ideia é testar diversos criativos afim de analisar qual criativo vai performar melhor.
Quando você analisar a sua campanha veja a frequência(métrica), se chegar a 2 podemos aumentar para um raio de 2Km ao redor da hamburgueria.
A escolha dos público de envolvimento vai depender do engajamento que seus seguidores tem com o FB e IG.
Para construção de público podemos rodar uma campanha de videoview 24hrs com vídeo de preparo de um lanche, ou apresentação da cozinha, etc…
Procure sempre utilizar fotos reais dos produtos, com um cenário atraente e iluminação adequada, utilize a própria luz do dia para tirar a suas fotos e lembre-se, que o seu lanche deve ser o maior foco na foto e tome cuidado com o contraste de cores que compõe o cenário que foi montado.