Todas as plataformas anunciantes, como, Facebook, Google, Pinterest, Tiktok, LinkedIn, entre outras plataformas tem o Pixel de traqueamento.

O objetivo do Pixel é colher o mais número de dados possíveis dos usuários que está acessando o site, com os dados que estão sendo obtidos a plataforma anunciante consegue entender o perfil e entregar novos anúncios conforme seu comportamento na internet.

Um exemplo claro dessa realidade é quando pesquisamos algo na rede de pesquisa do Google, acessamos alguns sites e em seguida diversos anúncios relacionados a pesquisa realizada anteriormente, começam a aparecer nas outras páginas que estão sendo acessadas, ou até mesmo dentro dos aplicativos, como Facebook, Instagram, YouTube.

Mas o Pixel só consegue traquear os dados depois que você configurar e instalar no site, o processo de instalação e super simples e tudo vai depender de qual plataforma seu site foi desenvolvida. 

O pixel é um snippet desenvolvido em JavaScript, o fluxo para criação de Pixel é diferente para cada plataforma, no Facebook Ads você consegue criar vários Pixel de traqueamento e em cada pixel você cria os eventos de conversão, já no Google você cria apenas um Pixel e consegue criar várias conversões(eventos), cada conversão tem um ID específico, que deve ser instalado na página de conversão.

Para esse cenário vamos falar sobre o Pixel do Google, chamado de Tag do Google, há seguir eu mostro um exemplo de código.

<!-- Google tag (gtag.js) --> 
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-11060462784"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'AW-11090262357'); </script>

Esse snippet deve ser adicionado em todas as páginas do site, você pode inserir de forma manual, através do Google Tag Manager ou de plugins caso seu site seja desenvolvido com alguma CMS(Content Management System).

Com essa configuração o Google consegue traquear alguns dados, porem não é o suficiente, você precisa criar as conversões e instalar nas páginas onde será executado alguma conversão, no Google cada conversão criada tem um ID único, como mostra o exemplo abaixo.

<!-- Event snippet for lead conversion page -->
<script>
  gtag('event', 'conversion', {'send_to': 'AW- 11090262357 /a54dCLjvj4cAEMDJhZop'});
</script>

Esse código deve ser instalado nas páginas de conversão, se você usa o Google Tag Manager para gerenciar todas as tags, basta inserir o ID  a54dCLjvj4cAEMDJhZop da conversão e prosseguir com as demais configurações. O que isso daria um vídeo explicando como criar uma conversão e instalar via Google Tag Manager. Se você chegou até aqui e quer um vídeo, deixa seu comentário pedido que eu vou providenciar a gravação de um vídeo tutorial.

By André Franco

Apaixonado por tecnologia, marketing digital e vendas, atuo como gestor de anúncios online(tráfego pago) desde 2021. Iniciei meus estudos na comunidade Sobral e desde então tenho me dedicado a projetos que buscam expandir a presença das empresas na internet e aumentar sua base de clientes. Utilizando estratégias personalizadas de marketing, contribuo para alcançar objetivos definidos e impulsionar o crescimento exponencial das empresas.

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